domingo, 12 de julho de 2009


O Nama-upasaka

Por Sua Santidade Lokanatha Swami

O Brahma-vaivarta Purana descreve uma conversa que aconteceu em Dvaraka entre o Senhor Sri Krishna e Ganga-devi. Falando em nome de todos os rios sagrados, Ganga-devi expressou seu temor com a chegada da era das desavenças (kali-yuga) e a eminente partida do Senhor Sri Krishna de volta ao mundo espiritual. Ela disse: “Ó Senhor, podemos ver que os Seus passatempos estão para terminar e que as pessoas estão ficando mais e mais materialistas. O Senhor tem sido muito misericordioso para conosco. No entanto, após Sua partida, todos os pecadores de kali-yuga virão se banhar em nossas águas e secaremos tomados pelas reações pecaminosas”.

Sorrindo, o Senhor Krishna respondeu: “Tenha paciência. Daqui a 5 mil anos Meu mantra-upasaka (adorador dos santos nomes) vai aparecer neste mundo e difundir o canto do meu santo nome em toda parte. Não apenas em Bharata-varsa, mas também em todo o mundo as pessoas cantarão Hare Krishna Hare Krishna, Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama, Rama Rama Hare Hare. Através desse canto o mundo inteiro vai se tornar Hari-bhakta, devoto do Senhor Hari. E porque os devotos do senhor Hari são puros, todos aqueles que tiverem contato com esses devotos irão se purificar das reações pecaminosas. Esses devotos puros irão visitar Bharata-varsa e purificá-la de todas as reações pecaminosas ao se banharem em suas águas sagradas. Esse período de se cantar Hare Krishna no mundo inteiro vai durar dez mil anos”.

Esse mantra-upasaka é Srila Prabhupada. Ele próprio dizia frequentemente que haveria um período de dez mil anos, uma era dourada, dentro de kali-yuga, quando todo mundo seria consciente de Krishna.

Em outro sastra, chamado Caitanya-mangala está dito que Narada Muni, enquanto visitava o mundo espiritual, chegou até o Senhor Gouranga. O Senhor lhe contou de Sua missão para destruir as atividades pecaminosas da era de kali: “Com o machado poderoso do nama-sankirtana”, disse Ele, “Eu vou cortar os duros nós dos desejos demoníacos dos corações de todos. Mesmo se os pecadores rejeitarem a religião ou fugirem para países estrangeiros, ainda assim eles vão obter a minha misericórdia. Eu mandarei o mor senapati-bhakta para lá e dessa maneira vou liberá-los”. Mor significa “Meu”, Senapati significa “comandante geral” e bhakta, “devoto”. Mor senapati bhakta refere-se, assim, ao devoto que vai liderar o exército do Senhor Caitanya ou, em outras palavras, o devoto a quem o Senhor Caitanya vai dotar de poder para difundir a consciência de Krishna em todo o mundo. Esse comandante do exército de sankirtana é Srila Prabhupada.

*texto revisado por Paramahamsa Dasa